sexta-feira, 6 de junho de 2008

Rob Gonsalves e um pouquinho de arte.



Surpreendente artista canadense, nascido em Toronto em 1959. Mestre da arte fantástica, suas obras criam ilusões e interagem entre o mundo real e o imaginário fazendo com que o expectador reflita sobre o que está vendo e tente desvendar os mistérios destas obras. A arte de Rob Gonsalves. Desenhos incrivelmente detalhados de Rob Gonsalves, cada peça guarda inúmeras surpresas.

Para entender e vizualizar os mistérios de suas obras é preciso observar, entrar em seu mundo encantado e magnífico. Parar, observar e se questionar sobre o que realmente está vendo. E isto não é nada difícil, e é até muito prazeroso!

Suas ilusões fazem ligações entre mundos distintos, unem o real e o fantástico. Rob Gonsalves não nos responde qual é de fato a realidade, isto é função de quem se dispõe a explorar as suas telas.

A mensagem principal de suas obras é que não podemos, e nem devemos acreditar do que enxergamos logo no primeiro momento. Analisar e se deixar surpreender. É o tipo de pintura onde você consegue captar realidades paralelas distintas em um mesmo quadro.

Vale a pena parar um instante e observar as suas obras, com cuidado e atenção e livre de conceitos previamente estabelecidos, com olhar de uma criança.

--------------------------------------------------------------------------------

Se olhássemos com olhar de criança, brincaríamos mais e perguntaríamos menos, sentiríamos mais e explicaríamos menos.
Não haveria mistérios e se mistérios houvesse, não existiria a impossibilidade de desvendá-los.
O que haveria além da janela? Pergunta inútil, pois não haveria janelas... apenas amplidão, onde tudo caberia: bruxas, fadas, duendes, gnomos, estátuas, gente. Tudo real, na órbita do meu olhar.

7 comentários:

Anônimo disse...

Nicolle,
Parabéns, você além de escrever muito bem, possui uma sensibilidade notável.
O quadro do menino montando o quebra-cabeças é genial e você soube traduzir muito bem os sentimentos neles embutidos.

Guardarei o seu blog.

As@ Moren@ disse...

Olá! Obrigada pela visita..espero que seja o começo de uma boa amizade...Gostei muitos dos quadros, especialmente o segundo, pois acho que nós montamos a nossa realidade assim como eles fazem com o quebra-cabeça. Bjs!

Anônimo disse...

parabens pelo blog..

sucesso


http://netolol.blogspot.com/

Erika CastrO disse...

Fotos perfeitaas!Falatav um blog assim,falando de culturas,pinturas poesias...
bem legal!
volte la sempre q quiser!
Beijão!

José disse...

gostei do blog!
e adorei a artista...
simples mas lindo...

parabens!

Barbara Jordao disse...

Que lindo o texto.. se bem que se olharmos com olhos do coração poderiamos imaginar mais coisas.. imagina se colocarmos a nossa alma dentro das imagens... nos colocariamos dentro do proprio quadro...
adorei. bjus

Anônimo disse...

Excelente! adorei as obras não conhecia. neus parabéns, Nicole!